Domingo, 17 de Outubro de 2021
19 9 8882-5790
Saúde Agro

Barra de Santo Antônio segue calendário de vacinação contra a peste suína clássica

A carne suína é a fonte de proteína animal mais consumida em todo o mundo e o Brasil é o quarto maior produtor e exportador dessa proteína

03/08/2021 12h19 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: Ascom
Divulgação
Divulgação

Seguindo o cronograma de vacinação do Estado de Alagoas contra a Peste Suína Clássica (PSC), Barra de Santo Antônio segue a imunização de rebanho, seguindo o fluxo da Secretaria Municipal de Agricultura, que tem meta de imunizar aproximadamente 110 animais até o próximo dia 08 de agosto.

A carne suína é a fonte de proteína animal mais consumida em todo o mundo e o Brasil é o quarto maior produtor e exportador dessa proteína. Em Alagoas, todo o processo de vacinação seguirá um protocolo de segurança de prevenção a covid – 19, elaborado pela equipe técnica da Adeal e aprovado pela Secretaria de Estado da Saúde.

“Precisamos lembrar a todos os criadores de suínos que de acordo com o parágrafo terceiro, artigo terceiro da Portaria 307 de 16 de abril de 2021, que determina a obrigatoriedade da vacinação da PSC em Alagoas, a declaração é pré-requisito para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), sendo fundamental a imunização da vara”, esclareceu o secretário Elvis Tenório.

Os suínos que podem estar infectados, apresentarão sintomas como: febre (40,5 a 42°C); apatia, anorexia, letargia; conjuntivite com crostas severas nas pálpebras; lesões hemorrágicas na pele; cianose (nas orelhas, membros, focinho e cauda); paresia de membros posteriores, ataxia; sintomatologia respiratória e abortos. Importante saber também que as vias diretas de transmissão são principalmente contato entre animais, aerossóis, secreções e excreções, podendo a PSC ser transmitida ainda de forma indireta por água, alimentos e fômites (por meio do trânsito de pessoas, equipamentos, materiais, veículos, vestuários, produtos, entre outros).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.